terça-feira, 4 de agosto de 2009

EDUCAÇÃO DAS MULHERES: HISTÓRIA, MEMÓRIA E MUSEALIZAÇÃO

O primeiro encontro do “Seminário Semestral 2009/2º do Grupo de Estudos e Pesquisas em História das Mulheres” (UFS/CNPq) ocorrerá na próxima sexta-feira, 07 de agosto, no auditório do Museu do Homem Sergipano - MUHSE (Rua Estância, 228, Centro), às 14h. Na ocasião, a mesa-redonda composta pelas professoras Verônica Nunes e Janaína Mello, ambas no curso de Museologia da UFS, discutirá o tema “Olhares da Museologia sobre a Mulher”.

O Seminário se desdobrará ao longo do segundo semestre de 2009 e os encontros mensais ocorrerão sempre no auditório do MUHSE. Estudantes e pesquisadores interessados em História das Mulheres poderão se inscrever e participar do Seminário gratuitamente.

Maiores informações sobre o Seminário e o GEPHIM no blog http://www.gephm-ufs.blogspot.com/ e através do e-mail “samuelalbuquerque@ufs.br”.

domingo, 2 de agosto de 2009

O IPHAN EM LAGARTO

Claudefranklin Monteiro Santos
Professor-Mestre do DHI-UFS

A posse da Profª. Drª Terezinha Alves de Oliva na Superintendência do IPHAN em Sergipe dá novo ânimo às questões que envolvem o patrimônio cultural sergipano. A julgar por sua prodigiosa trajetória, não só como docente e como pesquisadora, mas também quando esteve Diretora do Museu do Homem Sergipano, certamente novos e bons ares vêm por aí pela frente. Há muito que fazer e mudar, mas a capacidade administrativa da historiadora riachãoense renderá frutos incomensuráveis para a nossa cultura tão combalida.
No último dia 27 de julho do corrente ano, esteve em visita oficial a Lagarto o arqueólogo do IPHAN-SE, Dr. Roberto Ribeiro. Durante uma manhã e parte da tarde, sua estada pode deixar uma boa impressão aos lagartenses, sobretudo para aqueles que se dedicam à pesquisa da história e da cultura local. Além disso, parece inaugurar uma nova postura do IPHAN, que pretende dar maior atenção a outros centros de cultura, como a tricentenária cidade de Lagarto.
Ao visitar os subterrâneos da Maternidade Monsenhor Daltro (hoje um Centro de Especialidades Médicas), o arqueólogo constatou o que já havíamos concluído meses antes. A construção encontrada trata-se de uma fossa, estilo vestuário, com galerias, típica dos anos 60 e 70. Notamos que o Prefeito Valmir Monteiro continua firme com a idéia de construir no local um Memorial Subterrâneo que marcará o início das atividades alusivas ao Centenário de Falecimento de João Batista de Carvalho Daltro (1910-2010).
Em passagem pelo antigo Largo do Rosário, constatamos, com pesar, o estado de abandono em que se encontra o antigo Grupo Sílvio Romero, fundado nos anos 20, no então Governo de Graccho Gardoso. O prédio é o único bem cultural tombado pelo patrimônio estadual no município. Não fosse o funcionamento da Biblioteca Municipal José Vicente de Carvalho, a situação seria de total descaso. O Grupo precisa urgentemente de cuidados, pois corre o risco de desabamento.
Nas proximidades do marco fundador e da capela do Povoado Santo Antônio, o arqueólogo pode constatar, preliminarmente, a existência de aldeamento indígena na região e missões religiosas católicas por volta de meados do século XVI. Apesar de a história assim se expressar, o pesquisador do IPHAN afirmou que somente um trabalho mais acurado de arqueologia histórica poderia desvendar novas informações sobre os primórdios de Lagarto.
De qualquer sorte, a visita do Dr. Roberto Ribeiro, como dizem os indianos, foi auspiciosa, pois cria uma ponte entre o IPHAN e o interior do Estado, principalmente os mais desassistidos, como Lagarto, que a exemplo de outros, importantes historicamente, podem contribuir muito ainda em termos de patrimônio cultural.
Fonte: