domingo, 29 de janeiro de 2012

Indicadores da Identidade

  Os bens culturais são indicadores da identidade entre indivíduos de um mesmo grupo, que partilham patrimônios comuns como: a cultura, a língua, a religião e os costumes. Contribuindo assim, para transformações duma sociedade. Como evolui a identidade cultural?
  A identidade cultural vai evoluindo à medida que a sociedade avança do ponto de vista cultural e social. O bem cultural é resultado da ação humana que cria, inventa, adapta e distingue uma sociedade da outra. Ele passa a representar uma comunidade, tanto na sua materialidade ou imaterialidade. A identidade cultural move os sentimentos, os valores, o folclore, e uma infinidade de itens, impregnados nas mais variadas sociedades, e apresenta o reflexo da convivência humana.
  No Brasil, os órgãos de preservação, tais como o IPHAN ( Instituto do patrimônio histórico e Artístico Nacional), o IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente), e seus similares estaduais e municipais, são responsável pela gestão de grande parte dos bens históricos, culturais e ambientais, tendo de buscar alternativas de sustentabilidade financeira.
  É imprescindível a preservação e a conservação do bem cultural. Atribuir valor é reconhecer o seu significado, não pode ser visto de forma isolada e sim no conjunto histórico em que foi construído. A valorização do bem cultural, infelizmente, não corresponde à prioridade que deve ser tratado. Definir preservação é referir-se a identidade cultural em que a localidade encontre a sua independência, compreendendo sua história, o seu modo de vida e fazer as coisas. A comunidade deve conhecer e se apropriar do bem cultural. Ela é responsável pela integridade e preservação do bem.
  O que preservarmos é para todos, é fruto do trabalho humano. Existem várias formas de preservação, uma delas é o tombamento, mas, apenas ele não revolve o problema. Indicar que o bem fica sujeito a preservação, não significa que o mesmo será mantido em processo de conservação. Há outros mecanismos a ser utilizados, como a
proteção ao bem imaterial, através dos registros nos Livros de Registros de Formas de Expressão, entre outros.
  Concluímos que através dos bens culturais construímos e descobrimos a nossa identidade cultural. Devemos tomar consciência de que é necessário preservar o nosso patrimônio, não só com o tombamento, mas através também da manutenção preventiva e permanente.

João Kelvin Maia dos Santos (Curso de Licenciatura em História à Distância - Polo de Porto da Folha-Se - CESAD-UFS - 2011)

Nenhum comentário:

Postar um comentário