domingo, 29 de janeiro de 2012

PRAÇA DO CRISTO REDENTOR (ALTO DA CONCEIÇÃO)

  
   
   A Praça do Cristo Redentor fica localizada no Alto da Conceição, bairro Porto D’Areia, periferia da cidade de Estância. Lugar esse, que é considerado por muitos como o berço da cultura estanciana, formado de pessoas humildes, operárias, pescadores, feirantes e fogueteiros.
   É essa localidade, a responsável pela fabricação dos fogos que animam o São João, festa tradicional de nossa cidade, marcada pela presença significativa dos fogueteiros locais. “Quando a batucada Beira-Mar, formada por mais de cem componentes, sai na rua, é uma apoteose. Concentram-se em frente à Praça do Cristo Redentor e sobem a ladeira em direção ao centro da cidade até chegar a Igreja Matriz.”
   Na praça, o Cristo Redentor encontra-se de braços abertos para a cidade e em frente a uma pequena capela e a um Cruzeiro do início do século passado. Do local ainda pode-se desfrutar de um belo mirante, de onde se vê os manguezais, coqueirais, maré e os velhos trapiches, responsáveis pela carga e descarga da produção regional, até meados do século XIX, e local onde segundo alguns moradores, a cidade teria nascido.
   Dada a importância da praça para os cidadãos estancianos, a população resolveu montar um abaixo-assinado direcionado ao Ministério Público, demonstrando a esta instituição a vontade em ter a Praça do Cristo Redentor tombada pelo Patrimônio Histórico e Cultural do Estado de Sergipe. O documento foi direcionado ao Ministério Público porque ele é o representante legal da população nesse processo de tombamento.
   Foi promovida também uma passeata e um movimento em prol do tombamento da praça. Várias discussões foram feitas sobre esse assunto, no intuito de chamar a atenção do poder público para que houvesse a preservação desse local de bastante relevância para a história de Estância.
   No entanto, para que o tombamento ocorresse foi necessário que houvesse a apreciação do Ministério Público que avaliou a Praça em questão, levando em consideração a sua importância histórica para os cidadãos estancianos. Após algumas análises feitas, houve a conclusão de que a Praça seria realmente tombada pelo Patrimônio Histórico e Cultural sergipano.
   Em seguida, houve o registro do nome da Praça no Livro de Tombo Etnográfico e Paisagístico, de acordo com o artigo 4º, do Decreto- Lei nº 25, de 30 de novembro de 1937, pois de acordo com esse decreto existem quatro livros de Tombo: o Arqueológico, Etnográfico e Paisagístico, Histórico e das Belas Artes.
   No caso da Praça do Cristo Redentor, houve o tombamento no livro de Tombo Etnográfico e Paisagístico, por se tratar de algo que faz parte da paisagem da cidade que precisa ser conservada e preservada.

Ricardo Gomes dos Santos (Curso de Licenciaura em História à Distância - Pólo de Estância-SE - CESAD-UFS-2011)

Nenhum comentário:

Postar um comentário